Triângulos Psíquicos: Tese

Trata-se de uma obra incomum, que contém a origem e os fundamentos de uma nova ciência, a Ciência do Fator Potencial Humano.

O autor, Dr. Luís Antonio Ervolino (in memoriam) foi uma das raras e privilegiadas mentes que passou pela humanidade e que, de forma silenciosa e discreta, capturou um conhecimento abstrato, sutil e de difícil percepção, mas que permeia e impacta a vida de cada indivíduo que passou e que ainda passará por este planeta.

A partir de sua profissão de origem, médico psiquiatra e psicanalista institucional, ele iniciou e aprofundou seus estudos, criou hipóteses, rompeu obstáculos epistemológicos com a coragem de um desbravador e que, para fazê-lo, se lançou numa investigação científica profunda de forma abnegada e com a clareza de que os frutos de sua descoberta poderiam impactar a humanidade de forma realmente transformadora.

Do ponto de vista da pesquisa e estruturação da obra, é importante considerar que houve como ponto de partida uma integração multidisciplinar de áreas do conhecimento humano como psiquiatria, psicanálise, filosofia, matemática, entre outros – e, devido à descoberta não se enquadrar unicamente num dos respectivos campos das ciências já estudadas, se fez necessário avançar para a fronteira do conhecimento da epistemologia. 

Ciente do potencial impacto que este estudo poderia desencadear, houve um singular cuidado na estruturação científica da descoberta e elaboração do Objeto Formal Abstrato e que, no futuro, comprovou-se como sendo o pilar fundamental do desenvolvimento de uma nova ciência delimitada em suas estruturas, porém, ainda não totalmente delimitada nas múltiplas formas de expressão nos campos específicos a que se propõe, isto é, exclusivamente nos campos Profissionais e de Educação.

Foi no Congresso de Tanatologia de 1987, no Rio de Janeiro – Brasil, que o Dr. Luís e eu nos conhecemos, compartilhamos nossas pesquisas e trabalhos prévios e encontramos a complementariedade que ambos estavam buscando para suas respectivas investigações científicas. A conjunção das nossas pesquisas se deu no âmbito da conjugação da teoria científica e ciência aplicada. Esta investigação foi extenuantemente explorada, por meio da dissecação de cada elemento abordado e aqui publicado. A primeira aplicação prática deste trabalho conjunto se deu em janeiro de 1988 na estruturação do pioneiro Programa de Aconselhamento e Treinamento em HIV/AIDS do Ministério da Saúde do Brasil, no qual foi aplicado largamente por todo o país e com resultados positivamente agudos, o que levou o Programa ao reconhecimento internacional por intermédio da Organização Mundial da Saúde, e por consequência, a ser aplicado para o continente Africano.

No âmbito da aplicação no campo profissional privado, no Brasil, durante a década de 90, aplicamos no curso “Fator Humano como Diferencial Competitivo”, oferecido por escolas de pós-graduação de Marketing a Síntese Organizacional Humana, da Ciência do Fator Potencial Humano. Por intermédio desta aplicação, foi possível colher excelentes resultados científicos e práticos, possibilitando ainda a aplicação das melhorias alcançadas nos alunos profissionais, pela ampliação da autoconsciência, nas suas aplicações mercadológicas, elevando assim a competitividade acima da expectativa inicial.

O principal motivo da primeira publicação da Ciência do Fator Potencial Humano em suas bases ser realizada mais de três décadas depois do mapeamento e descrição do Triângulos Psíquicos e da identificação de seu Objeto Formal Abstrato é que optamos por resguardar o conhecimento até termos desenvolvido com segurança metodológica a aplicação ordenada, controlada e monitorada para garantir que os resultados alcançados pela aplicação da nova ciência estivessem comprovados e preservados, não somente tecnicamente, mas principalmente de forma ética e voltada à evolução humana. 

Assim, em 2020, cumpro o compromisso assumido conjuntamente com o Dr. Luís Antonio Ervolino de somente publicar a origem, a essência e o instrumental desta obra científica, no momento em que os resultados da aplicação técnica de seus princípios através da Metodologia ID One Human Factor garantisse sua correta utilização, assim como a condição de estabelecer uma expansão criteriosa. Este aspecto de fator restritivo na aplicação se dá pelo zelo ao entender que esta metodologia desenvolvida por nós é constituída desde a sua concepção, com as indicações e contraindicações técnicas, que demanda preciso preparo profissional na utilização desta Síntese Organizacional Humana à aplicação em terceiros, pois é crítico o cuidado e os critérios necessários que o trato com as emoções humanas requer.

Além da codificação do Objeto Formal Abstrato, codificação esta desenvolvida com base na aplicação da Teoria dos Conjuntos, disponibilizamos nesta obra cinco artigos, dois no início e três no final, que tangibilizam a compreensão e a aplicabilidade do conhecimento dos Triângulos Psíquicos em temas estudados e ainda não necessariamente totalmente compreendidos. 

O objetivo final desta publicação é a transferência de um legado de estudos e descobertas para que outros cientistas, a partir de seus próprios estudos e pesquisas, possam dar sequência ao desenvolvimento do Fator Potencial Humano e avançar nas áreas que têm como objeto o mundo mental humano, como por exemplo, a psiquiatria, psicanálise, psicologia, entre outros; e, desta forma, contribuir com a humanidade na busca de um bem-estar universal. 

Amélia de Carvalho e Silva

error: Não é permitido copiar o conteúdo dessa página. Obrigado.