FAQ

A Ciência Fator Potencial Humano é uma concepção teórica inédita, fundamentada no conceito de possuir um objeto próprio, delimitado em sua estrutura básica, definido em seus componentes essenciais, com resultados práticos em vários níveis que o comprovam.
O Fator Potencial Humano é estruturável, limitado e definido em suas bases apesar de infinitamente variável e ilimitado em suas possíveis combinações com a realidade interna e externa de cada indivíduo; é comum e universal. Em sua estrutura contém a ordem funcional da organização interna (sentimento, raciocínio e consciência).
É responsável pelo entendimento e identificação do estado de Estruturas Internas Humanas, denominadas Faculdades da Consciência Individual que são 9, das quais dependemos para operar profissionalmente.
Esse campo delimitou sua atuação nos parâmetros salutares destas Estruturas Internas Humanas, oriundas da Síntese Organizacional Humana, seu Objeto Formal Abstrato
É responsável pelo entendimento e identificação do estado de Estruturas Internas Humanas, denominadas Faculdades da Consciência Individual que são 9, das quais dependemos para operar profissionalmente.
Esse campo delimitou sua atuação nos parâmetros salutares destas Estruturas Internas Humanas, oriundas da Síntese Organizacional Humana, seu Objeto Formal Abstrato

Sim, sem dúvida. As capacidades são individuais. O nosso grande desafio foi entender o que é funcionamento natural da estrutura interna do Fator Potencial Humano, não a fenomenologia ou a aparência. O foco sempre foi compreender essa estrutura interna que nos conduz. Descobrimos que, quando essa estrutura interna opera bem, o nosso desempenho é mais proporcional ao nosso conteúdo, à nossa competência.

São 9 as faculdades da consciência individual que compõem o Fator Humano.
Faculdades de gestão interprofissional:
consciência de Limite, respeito ao espaço de cada um e ocupação do seu próprio.
consciência de Pressão, adequação dinâmica de seus níveis sem exagero ou insuficiência.
consciência de Poder, a ser exercido ou distribuído sem excesso ou falta de responsabilidade
Faculdades de Objetividade de raciocínio:
memória associativa.
Concentração.
Atenção.
Faculdades de adaptabilidade a mudanças:
Segurança.
Tranquilidade.
Equilíbrio.
A perda da disponibilidade dessas faculdades no indivíduo reflete em conflito e dificuldades nas suas inter-relações profissionais, sociais e familiares.

Quem mais se beneficia dessa ciência são os profissionais de todos os segmentos e o campo da educação.
É onde a aplicação técnica desse conhecimento, tem maior eficiência, eficácia e efetividade, pois nosso campo se restringe a potencializar as faculdades da consciência individual das quais nós dependemos para realizar nosso desempenho profissional.

Nossa Ciência aplicada, identifica e desbloqueia estruturas internas, restitui naturalidade e fluidez do raciocínio. Amplia e disponibiliza acesso aos conteúdos individuais.
Esse acesso desperta e expande a conexão com a realidade. Ativa a condição natural e singular do indivíduo de materializar seu potencial na realização profissional. Eleva o patamar de resultados, do indivíduo, do time e das organizações.
A sua aplicação técnica é precisa e aguda e os seus resultados são rápidos.

A individualidade fortalecida tem muito valor. Se a pessoa se aproximar um pouco mais daquilo que é seu, ela conquista muito mais força, muito mais riqueza própria para compartilhar com o outro.
A função dessa Ciência é contribuir para o avanço de cada indivíduo , para chegar mais próximo do seu próprio Potencial Humano e usufruir daquilo que é dele, ou seja , que lhe pertence. Sob esta ótica a tecnologia é um instrumento, não um fim.

Da psicanálise foi importado conhecimento, para elaboração do objeto Formal Abstrato, como estrutura primordial da Ciência Fator Potencial Humano.

A Ciência Fator Potencial Humano visa disponibilizar capacidades das quais dependemos para realizar nossas atividades profissionais no dia a dia. Essas capacidades são naturais,  porém podem ser bloqueadas por alguma razão, esses bloqueios diminuem nossa percepção da realidade, e altera nosso comportamento. Ao desbloquear e restituir essas capacidades, restaura equilíbrio no ponto de vista e nas atitudes.

Optamos pela aplicação na área profissional. O início se deu no Ministério da Saúde , atendendo às Secretarias de Saúde, assim como a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), quando treinamos milhares de profissionais nesse campo.
Posteriormente a aplicação da metodologia foi levada para o setor privado, na educação, esporte e no aprimoramento do desempenho de executivos.

A metodologia da Ciência foi aplicada por muitos anos em vários países, diferentes idades e escolaridade, até obter-se uma sólida base de resultados qualitativos e quantitativos.
Foram mais de 30 anos de muita dedicação e de muito trabalho para obter massa crítica e garantir critérios para expansão. Transmitir essa natureza de conhecimento tão agudo, inédito de forma consistente e sustentável, demandou amadurecimento, tempo no preparo dos profissionais permitindo a expansão desse conhecimento.

É a síntese da organização interna, estrutura do Potencial Humano. É por meio dessa síntese que é possível fazer um trabalho tão agudo, rápido e profundo como fazemos, pois esta síntese permite abordar de forma direta e precisa o que causa as aparências.

Cada pessoa é um ser diferente. Cada um é um, entretanto possui estruturas físicas e mentais comuns a todos seres humanos. O fato de a matriz das estruturas serem universais, permite, dentro do limite do campo do fator potencial humano, identificar, desbloquear e restituir capacidades bloqueadas.

Uma pessoa pode continuamente aumentar ou diminuir o acesso a seu potencial. O trabalho com Fator Potencial Humano permite gradativamente, apesar de forma aguda e pontual, restituir cada vez mais de sua potência.

O aluno para aprender depende do estado das 9 faculdades da consciência individual: memória, concentração, atenção, segurança, equilíbrio, tranquilidade, consciência de limite, pressão e poder.
Essa ciência aplicada contribui na potencialização dessas faculdades que alavanca o aprendizado.

O Fator Potencial Humano atua no desbloqueio de estruturas internas que resulta no aumento da consciência individual, ou seja, da autoconsciência. Isso significa um aumento de percepção da realidade, própria, do outro e da situação.
A definição de autoconhecimento não é propriamente dita como o que denominamos de autoconsciência. No nosso entender o autoconhecimento é uma jornada que se sabe onde começa, mas nunca onde termina.
O processo de autoconsciência é um processo gradativo e pontual.

Não. Numa aplicação da metodologia, em que havia dois PHDs, um jardineiro analfabeto, duas secretárias e dois filhos adolescentes no mesmo grupo, o resultado foi igual. Foram feitas aplicações em vários países e não houve diferenças.

Sim e não. As pessoas já desenvolvem na vida, de maneira natural, dentro das várias atividades que desempenham, inclusive escolares. Entretanto, quando essas faculdades estão bloqueadas, restituí-las sozinho(a) não é tão fácil. O amadurecimento é em parte fruto dessa restituição que pode vir de forma natural ou através de aplicação técnica que permite esse desbloqueio.

error: Não é permitido copiar o conteúdo dessa página. Obrigado.