Fator Potencial Humano
Uma Ciência

E se eu pudesse, soubesse, acessasse a matriz que determina meu desempenho em sua estrutura, como se fossem estruturas celulares e compreendesse seu funcionamento.

Enxergasse e descobrisse, dentro de mim, os fatores que potencializam organizações, que sistematizam, criam e organizam as inter-relações.

E se eu pudesse descobrir, acessar os mecanismos dessas células*.

Se eu pudesse chegar ao mapa que me constitui e nos fatores constituintes de minha Potência Humana.

Se eu tivesse a planta da casa, da minha casa e compreendesse as camadas, portas, janelas, passagens …

Se eu pudesse restituir o funcionamento dessa célula* que se projeta em tudo que atuo no mundo das inter-relações.

Acessar, restituir, ativar a sua função cinemática e dinâmica. 

Se eu pudesse aprender em mim, a dar movimento à máquina organizacional.

E se eu chegasse em mim, gradativamente mais e mais próximo(a) do meu blue print organizacional, isto é, o que organiza o raciocínio, os meus pensamentos, que produz toda a organização formada pelo homem, nas instituições, micro e macro , na gestão interpessoal e de si mesmo.

Atrás das aparências há uma estrutura que produz aquela aparência. Tudo existe, olhamos por ângulos diferentes para o mesmo fenômeno. Cada olhar naquela realidade foca em algo específico. Nosso olhar foca na busca de entender o que é o funcionamento saudável, não patológico, no Fator Humano que dá potência ao indivíduo, sob a ótica das inter-relações pessoais e institucionais.

Descobrimos padrões e mecanismos estruturais; matriz da célula* do Fator Potencial Humano, que possui faculdades específicas constituintes, que como qualquer célula* do sistema operacional pode deformar e ou perder sua função; é como todo nosso corpo físico, mental ou espiritual, um organismo Vivo.

Vivo e ao ser vivo, dinâmico.

Esse organismo dinâmico é passível de ajustes, de restituição funcional, como todo nosso organismo o é. Às vezes de muita, ou pouca varia.

Cada campo do saber olha para algo específico, sob ótica específica e genérica. Nós olhamos sob a ótica de estruturas, buscando a compreensão e restauração da normalidade celular*, do funcionamento dos mecanismos, não dos conteúdos individuais.

Amélia de Carvalho e Silva 

*Célula deve ser lido como se fosse célula.

error: Não é permitido copiar o conteúdo dessa página. Obrigado.